segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ar em movimento...este ser invisível...

Bem,bem,bem.....entra ano, sai ano e já são 21 dedicados ao ensinamento do voo livre em Parapente, e as histórias e estórias vão se repetindo...as perguntas vem, mesmo que tudo já tenha sido dito exaustivamente na teoria e várias vezes apreciada nas práticas, mas o assunto é prá lá de complicado para alguns e fica sempre aquele sorriso de desconfiança. O aluno que deveria saber, faz cara de quem não gostou...o passageiro que quer fazer um duplo, desconfia...mas afinal, o dia está bonito, não chove, o vento parece bom, e porque estou aqui na rampa olhando os urubús passeando e EU não posso voar? Pois me disseram simplesmente que está "pancadaria". Poxa, mas eu vim até aqui PARA VOAR kct.... que acontece?  Basta perguntar para algum piloto mais afoito e que resolveu enfrentar o ar invisível, quando retornar ao chão, com certeza vai dizer: Que M.... que droga de voo...não conseguia para de sacudir em todas direções... afinal, que está havendo com esta meteorologia/aerologia? É gente, nós pilotos que estamos enfrentando condições atmosféricas que não vemos, tempos que saber avaliar MUITO bem tudo o que nos cerca naquela micro região em que resolvemos voar. O vento, que é o ar em movimento, tem sua direção e velocidades modificadas por diversos fatores, entre eles as diferenças de pressões , os relevos e também o gradiente de vento, que são as mudanças de velocidades conforme subimos mais ou descemos. Tudo isso se transforma em ROTORES ou TURBULÊNCIAS, e como nós voamos em asas de tecidos  e linhas, estas turbulências podem fazer nossa asas sofrerem deformações grandiosas nesta estrutura, as vezes muito difíceis de resolver, PRINCIPALMENTE por pilotos novatos. Portanto, antes de criarem situações ruins para vocês próprios ou para pessoas envolvidas neste contexto, seria de grande valia se cada um de nós tentasse entender que quem decide quem vai VOAR naquele determinado dia e sitio de voo, não sou EU, mas sim, todo um conjunto  de situações que fazem parte daquele momento, que abrange desde a minha situação psicológica, e culmina com o que expomos acima...decolar é facultativo, pousar é obrigatório. Abraço. Lupa

Um comentário:

  1. Pousar é obrigatório, Lupa você é demais.
    fui teu aluno de fotografia no SENAC, faz tempo.
    hoje estou querendo fazer um curso vôo de paramotor, ,
    moro em Canela você dá esse curso?

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